Declaração de política
A FBDS reconhece que a discriminação e a vitimização são inaceitáveis e que é do interesse da Organização e de seus funcionários utilizar as habilidades de toda a força de trabalho. O objetivo da Organização é garantir que nenhum funcionário ou candidato a emprego esteja sujeito a instalações ou tratamento menos favoráveis (direta ou indiretamente) no recrutamento ou emprego com base na idade, incapacidade, gênero/mudança de sexo, casamento/união estável, gravidez / maternidade, raça, religião ou crença, sexo ou orientação sexual.
Nosso objetivo é que nossa força de trabalho seja verdadeiramente representativa de todos os segmentos da sociedade e que cada funcionário se sinta respeitado e capaz de dar o melhor de si. Para esse fim, o objetivo desta política é proporcionar igualdade e justiça a todos em nosso emprego.
Todos os funcionários, quer sejam de meio expediente, expediente integral ou temporário, serão tratados de forma justa e com respeito. A seleção para emprego, promoção, treinamento ou qualquer outro benefício será baseada na habilidade e capacidade. Todos os funcionários serão ajudados e incentivados a desenvolver todo o seu potencial e os talentos e recursos da força de trabalho serão totalmente utilizados para maximizar a eficiência da organização.
Nossa equipe não discriminará direta ou indiretamente nem assediará clientes ou consumidores em virtude de idade, deficiência, mudança de sexo, gravidez e maternidade, raça, religião ou crença, sexo e orientação sexual na prestação dos serviços da FBDS.
Esta política e os acordos associados serão aplicados de acordo com as exigências estatutárias e com o Enquadramento Jurídico Brasileiro.
Nosso compromisso
- Criar um ambiente em que as diferenças individuais e as contribuições de todos os nossos funcionários sejam reconhecidas e valorizadas.
- Assegurar a todo funcionário o direito a um ambiente de trabalho que promova dignidade e respeito a todos. Nenhuma forma de intimidação, bullying ou assédio será tolerada.
- Disponibilizar oportunidades de treinamento, desenvolvimento e progressão para todos os funcionários.
- Promover a igualdade no local de trabalho que reputamos como boa prática de gerenciamento e que indique sólida direção para os negócios.
- Revisar todas as nossas práticas e procedimentos de emprego para garantir justiça.
- Considerar violações de nossa política de igualdade como casos de má conduta que podem levar a processos disciplinares.
Responsabilidades da Gerência
A responsabilidade de garantir a efetiva implementação e operação dos acordos caberá ao Diretor Executivo. Os gerentes garantirão que eles e sua equipe atuem dentro desta política e disposições e que sejam tomadas todas as medidas razoáveis e práticas para evitar discriminação.
Cada gerente garantirá que:
- todo o quadro de funcionários esteja ciente da política, das disposições e das razões da política;
- as queixas relacionadas à discriminação sejam tratadas de maneira adequada, justa e o mais rápido possível;
- registros adequados sejam mantidos.
Responsabilidades da equipe
A responsabilidade de garantir que não haja discriminação ilegal cabe a todos os funcionários e suas atitudes são cruciais para o bom funcionamento de práticas justas de emprego. Em particular, todos os membros da equipe devem:
- cumprir com a política e acordos;
- não discriminar suas atividades diárias nem induzir outras pessoas a fazê-lo;
- não vitimizar, assediar ou intimidar outros funcionários ou grupos que tenham, ou sejam percebidos como tendo uma das características protegidas.
- garantir que nenhum indivíduo seja discriminado ou assediado por causa de sua associação com outro indivíduo que tenha uma característica protegida.
- informar ao seu gerente se eles tomarem conhecimento de alguma prática discriminatória.
Terceiros
O assédio de terceiros ocorre quando um funcionário da FBDS é assediado por terceiros, tais como clientes ou consumidores, e o assédio está relacionado a uma característica protegida. A FBDS não tolerará essas ações contra sua equipe, e o funcionário em questão deve informar imediatamente ao gerente / supervisor que ocorreu essa situação. A FBDS procederá a uma investigação completa e tomará todas as medidas razoáveis para garantir que esse assédio não ocorra novamente.
Treinamento em Igualdade
Serão realizadas sessões regulares de informações para os funcionários sobre questões de igualdade. Essas sessões serão repetidas conforme necessário. Informações sobre igualdade também estão incluídas nos programas de treinamento.
Monitoramento
A FBDS considera apropriado declarar sua intenção de não discriminar e assume que isso será traduzido em prática de forma consistente em toda a organização. Também haverá avaliações regulares para medir até que ponto o recrutamento para a primeira entrevista, promoção interna e acesso a oportunidades de treinamento / desenvolvimento afetam a igualdade de oportunidades para todos os grupos.
Manteremos informações sobre os funcionários envolvidos em determinadas políticas-chave: Disciplina, Queixa e Bullying & Assédio. As informações coletadas para fins de monitoramento serão tratadas como confidenciais e não serão usadas para nenhuma outra finalidade.
Queixas / Disciplina
Os funcionários têm o direito de apresentar uma queixa referente à discriminação ou vitimização por meio dos Procedimentos de Queixa ou Assédio da Organização. A discriminação e vitimização serão tratadas como transgressões disciplinares e serão tratadas de acordo com o Procedimento Disciplinar da Organização.