A conservação da biodiversidade é fundamental para o bem-estar do planeta e da humanidade ao garantir a vida, a purificação do ar, da água e do ciclo de nutrientes, a polinização, a regulação do clima, o controle de pragas e doenças e a segurança alimentar.
O objetivo deste projeto é mapear o uso e cobertura do solo, fitofisionomias, relevo, servidões administrativas e hidrografia para nove estados brasileiros (ES, PA, PE, RN, RO, RR, RS, SC e SE), em apoio à implementação da análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O objetivo geral do projeto consiste em avaliar o impacto dos projetos de mineração propostos pela Vale nas espécies de interesse para conservação (ameaçadas, raras e endêmicas) e identificar áreas prioritárias para a conservação em diferentes regiões no sudeste do Pará, com ênfase na região da Flona de Carajás.
Em 2022, a FBDS iniciou um novo projeto com a Fundação Renova, o Renova Fase III intitulado “Avaliação do status de conservação de espécies e prioridades espaciais para a conservação e restauração na bacia do Rio Doce”. Esse projeto conta com o Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS) como parceiro de execução.