A Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável foi constituída em 1992 como uma organização sem fins lucrativos. Pautada pela autonomia de pensamento e por critérios técnico-científicos, nasceu com a vocação de estimular o pensamento sobre o desenvolvimento sustentável em suas diversas esferas e difundir as melhores práticas de meio ambiente e sustentabilidade no Brasil.
Idealizada e concebida por Israel Klabin, Erling Lorentzen e Eliezer Batista, a Fundação iniciou suas atividades buscando adicionar conhecimento multidisciplinar à sua filosofia. Para isso, trilhou três caminhos distintos: organizou os primeiros seminários no Brasil para fomentar o conceito do desenvolvimento sustentável, integrou respeitados especialistas e autoridades técnico-científicas ao seu quadro direcional e estabeleceu parcerias de extrema importância com instituições acadêmicas.
A FBDS, desde o início de suas atividades há mais de 30 anos, sempre se posicionou como um elo entre setor produtivo, ciência e políticas públicas, com foco em projetos de amplo alcance associados às mudanças climáticas globais, proteção e recuperação dos biomas brasileiros, e busca de maior equidade social.