página inicial > Linha do tempo

2024

Hub de finanças climáticas

A missão dos Climate Finance Hubs é construir uma comunidade de analistas de pesquisa que interprete os impactos da transição climática e aconselhe as corporações e os tomadores de decisões financeiras.

Será no Brasil o primeiro hub do Climate Arc, instituição fundada em setembro de 2022, financiada pela Rockefeller Philanthropy and Children’s Investment Fund Foundation.

A FBDS é gestora deste hub no Brasil, em parceria com a UFRJ, com seu grupo de Finanças Sustentáveis, e a empresa Coopera Clima. O gestor do financiamento é o Instituto Clima e Sociedade (iCS).

2021

PlanaFlor

O PlanaFlor é uma iniciativa da FBDS, em parceria com BVRio, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Conservation Strategy Fund (CSF-Brasil). O projeto desenvolve propostas e ações de políticas públicas para a redução de perdas florestais e a restauração dos biomas brasileiros.

A FBDS é a gestora geral do PlanaFlor, desenvolve todos os estudos de caráter ambiental do projeto, e também é a responsável por toda a interlocução com a NORAD.

2020

Recuperação da bacia do Rio Doce

Projetos da FBDS com a Fundação Renova auxiliaram a recuperação da bacia do rio Doce após o rompimento da Barragem de Fundão.

Foi elaborada uma estratégia de integração em três linhas de ação, no âmbito do Programa de Biodiversidade Terrestre: 1) o monitoramento da fauna e flora terrestres, 2) o Plano de Ação de Conservação da Biodiversidade Terrestre Afetada pelo Rompimento da Barragem de Fundão e 3) a avaliação do impacto do rompimento nas Unidades de Conservação.

2019

Projeto Rural Sustentável Caatinga

O PRS Caatinga promoveu a implantação de tecnologias agrícolas de baixo carbono para mais de 1.500 famílias produtoras rurais do semiárido nordestino, em 31 municípios de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Sergipe. O projeto ofereceu assistência técnica, bens coletivos e fortaleceu cooperativas locais.

Executado pela FBDS, o PRS Caatinga foi realizado com recursos do Financiamento Internacional para o Clima, do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como beneficiário institucional.

2015

Projeto CAR – Mata Atlântica e Cerrado

Financiado por instituições privadas, o projeto mensurou o passivo ambiental em Área de Preservação Permanente (APP) de corpos hídricos, seguindo a metodologia aprovada no Código Florestal de 2012.

A FBDS utilizou o corte municipal e as imagens RapidEye na escala de 1:20.000, realizando o mapeamento do uso do solo, o levantamento da rede de drenagem e a espacialização das áreas de APP a serem recuperadas.

O projeto também apoiou a aceleração da implementação do CAR nos biomas Mata Atlântica e Cerrado.

COP 21 e Aprovação do Acordo de Paris

O Acordo de Paris é um tratado internacional sobre a mitigação, a adaptação e o financiamento dos impactos das mudanças climáticas, negociado por 195 países, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2015, em Paris.

2015

Plano de governança para a Baía de Guanabara

O plano de governança fez a proposição de um modelo de organização com competência para gerir e viabilizar as ações relacionadas à recuperação ambiental e ao desenvolvimento sustentável da Baía de Guanabara.

O trabalho detalhou os processos organizacionais e níveis decisórios do modelo proposto, levando em consideração as diversas instituições existentes, suas competências e atribuições legais, identificando o papel e as responsabilidades de cada representante, entre eles a Câmara Metropolitana de Integração Governamental (CIG) e o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara.

COP 21 e Aprovação do Acordo de Paris

O Acordo de Paris é um tratado internacional sobre a mitigação, a adaptação e o financiamento dos impactos das mudanças climáticas, negociado por 195 países, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2015, em Paris.

2012

Elaboração da pegada ecológica da AES Tietê

A FBDS desenvolveu um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento para o cálculo da pegada de carbono e da pegada hídrica nas atividades de geração de eletricidade da empresa AES Tietê.

O projeto considerou os processos mais importantes utilizados pela empresa e as emissões de gases de efeito estufa e consumo de água associados ao ciclo de vida, desde a produção até o descarte.

O resultado final foi uma ferramenta de fácil uso para o cálculo de cada 1MWh gerado, podendo ser utilizada por vários anos.

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), ou Rio+20, foi uma conferência realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro, para a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.

2011

Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil

Para a Rio+20, a FBDS coordenou um esforço nacional, em conjunto com grandes empresas brasileiras e internacionais, para identificar barreiras e elaborar diretrizes para a transição para uma economia verde, tendo como referência o relatório Towards a Green Economy, da ONU.

O processo envolveu a academia (com a presença de importantes pesquisadores brasileiros da USP, COPPE/UFRJ, Embrapa, Unicamp), empresas e outros stakeholders.

Foram publicados 12 estudos e selecionadas as recomendações mais relevantes para o contexto da Rio+20, que foram encaminhadas ao governo brasileiro para serem consideradas no documento de referência da Conferência.

2009

Empresas pelo Clima

Como preparativo para a COP-15, a FBDS organizou uma coalizão de empresas interessadas em contribuir para a posição do governo brasileiro na conferência.

Na época imaginava-se que um amplo acordo climático – que substituiria Kyoto – estava prestes a ser aprovado. Algumas empresas líderes de diferentes setores temiam que a posição brasileira fosse muito conservadora e impedisse a participação do país em possíveis mecanismos internacionais.

Conferência de Copenhague sobre Mudança do Clima (COP 15)

A Conferência sobre Mudança do Clima de Copenhague, realizada em dezembro de 2009, contou com 192 nações representadas, tornando-a a maior conferência da ONU sobre mudanças climáticas, e mobilizando pela primeira vez grande uma grande atenção mundial.

2003

Projetos de negociação de Créditos de Carbono

A FBDS foi contratada por 14 empresas para elaborar projetos que visaram a negociação de créditos de carbono, de acordo com as atividades florestais desenvolvidas por estas organizações, seguindo as normas do mercado voluntário de carbono do Chicago Climate Exchange (CCX).

Todos os 14 projetos de crédito de carbono desenvolvidos pela FBDS foram aprovados.

2002

Cenários de disponibilidade de recursos hídricos

A FBDS descreveu e diagnosticou a situação da demanda e disponibilidade hídrica nas principais regiões de operação da Petrobras no Brasil.

Para tal, avaliou o potencial, a disponibilidade e a vulnerabilidade das águas subterrâneas nas regiões estudadas, e a disponibilidade dos corpos d’água para o lançamento de efluentes industriais. Por fim, indicou as alternativas para captação de água, redução do consumo e lançamento de efluentes, por unidade de operação.

1998

Projeto de gestão territorial do Médio Paraíba

Em parceria com a Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, a FBDS elaborou o modelo de gestão ambiental integrada, visando a formulação de planos de ação para o controle e monitoramento ambiental da região do Médio Rio Paraíba.

1997

Plano de gestão e uso público do Parque Nacional de Itatiaia

A FBDS elaborou o plano de gestão participativa e uso público do Parque Nacional de Itatiaia, em conjunto com o IBAMA. Foram realizados o diagnóstico ambiental da área do parque, a implantação do sistema de informações geográficas e a estruturação de um banco de dados geo-referenciados sobre as condições físicas, da biota e do meio antrópico.

COP 3 sobre Mudança do Clima, realizada em Quioto.

A terceira Conferência das Partes (COP 3) resultou no Protocolo de Quioto, um tratado internacional que complementa a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Foi o primeiro tratado internacional para controle da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

1994

Zoneamento econômico-ecológico da Amazônia Legal

O zoneamento econômico-ecológico da Amazônia Legal foi finalizado na escala 1:2.500.000, com uma área piloto de 1:250.000, a partir da formação de banco de dados geo-referenciados, que permitiu a elaboração de trabalhos técnicos relativos a meio ambiente e desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Com a realização desse estudo, a FBDS iniciou uma série de outros projetos de gestão territorial e análises espaciais que são parte essencial dos trabalhos da instituição até os dias de hoje.

1992

Atuação da FBDS na ECO 92

A partir da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro (ECO 92), a FBDS trilhou três caminhos distintos: organizou os primeiros seminários no Brasil para fomentar o conceito do desenvolvimento sustentável, incorporou respeitados especialistas e autoridades técnico-científicas ao seu quadro direcional e estabeleceu importantes parcerias com instituições acadêmicas.

Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO 92)

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), também conhecida como Eco-92, Cúpula da Terra e Rio 92, foi uma conferência de chefes de estado organizada pela ONU e realizada em junho de 1992, no Rio de Janeiro, para debater os problemas ambientais mundiais.

1992

Fundação da FBDS

A Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável foi constituída em 1992 como uma organização sem fins lucrativos, pautada pela autonomia de pensamento e por critérios técnico-científicos. Nasceu com a vocação de estimular o pensamento sobre o desenvolvimento sustentável em suas diversas esferas e difundir as melhores práticas de meio ambiente e sustentabilidade no Brasil.

Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO 92)

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), também conhecida como Eco-92, Cúpula da Terra e Rio 92, foi uma conferência de chefes de estado organizada pela ONU e realizada em junho de 1992, no Rio de Janeiro, para debater os problemas ambientais mundiais.

Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520

Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br