página inicial > A Fundação > Equipe

[English] [Português do Brasil]

Equipe

Conheça a equipe da FBDS

Os especialistas da FBDS formam um grupo apaixonado por difundir conhecimentos em ações que protegem o meio ambiente e promovem a sustentabilidade.

Somos uma equipe que reúne profissionais experientes e altamente qualificados, com sólida formação técnica e comprovada capacidade de gestão.

Temos conhecimento técnico, experiência prática e compromisso com a sustentabilidade e trabalhamos unidos para um presente atuante e um futuro mais verde e sustentável para todos.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos ambientais.

Bruno R. Ribeiro

X

Bruno R. Ribeiro

Bruno R. Ribeiro atua na produção de evidências científicas para apoiar a tomada de decisão ambiental e a elaboração de políticas públicas no Brasil.

Com doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás e experiência na área ambiental, é pesquisador e consultor ambiental especializado em priorização espacial para conservação/restauração da biodiversidade.

Teve passagem em órgãos federais como o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), além de órgãos estaduais, organizações não governamentais e o setor privado.

Contribuiu como analista no CNCFlora/JBRJ e é Brazil Plant Red List Authority da IUCN.

Fernanda França

X

Fernanda França

Fernanda França é engenheira ambiental graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), mestre em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (2019) com ênfase em Recursos Hídrico e Meio Ambiente.

Atua nas áreas de mudanças climáticas, recursos hídricos, finanças sustentáveis e investimentos sociais em projetos de infraestrutura. Trabalha na Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável como consultora deste 2019.

Guilherme Domingues dos Santos

X

Guilherme Domingues dos Santos

Guilherme Domingues é geógrafo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Engenharia Cartográfica pela Instituto Militar de Engenharia (IME), possui experiência acadêmica e profissional aplicada em análises espaciais, geoprocessamento, sensoriamento remoto, e paisagens tropicais.

Está na Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) desde 2016, onde é coordenador da equipe de geoprocessamento e sensoriamento remoto que executa o mapeamento dos biomas brasileiros, produzindo informações detalhadas sobre o uso e cobertura da terra, mapeamento da rede hidrográfica e sua respectiva área de preservação permanente.

Karlo Gregório Guidoni Martins

X

Karlo Gregório Guidoni Martins

Karlo Guidoni é biólogo pela Universidade Federal do Espírito Santo e Doutor em Ecologia & Evolução pela Universidade Federal de Goiás.

Desenvolveu pesquisas com foco em ecologia espacial e em mudanças climáticas. Tem experiência em análise estatística multivariada e administração de dados geoespaciais e de biodiversidade.

Atua em projetos de software aberto que lidam com dados de biodiversidade. Desde 2021 colabora em projetos liderados pela FBDS, como PlanaFlor e avaliação de risco de extinção da biodiversidade terrestre do Rio Doce.

Liana Gemunder

X

Liana Gemunder

Liana Gemunder é pós-graduada em Hotelaria pela Ecole Hôtelière de Lausanne (Suíça) e bacharel em Turismo.

Atua como Secretária Executiva na FBDS desde 1995, com mais de 25 anos de experiência de trabalho junto a organizações nacionais e internacionais.

No Projeto Rural Sustentável Caatinga (2019 – 2023) foi como Coordenadora Administrativa Financeira na gestão de equipes de trabalho, gerenciando stakeholders e foi responsável pelo controle dos contratos, processos de compras e gestão financeira.

Luis Saporta

X

Luis Saporta

Luis Saporta é economista ambiental graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestre em Economia pela EPGE/FGV (2008) e doutor em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ (2017).

Tem desenvolvido pesquisas nas áreas de mudanças climáticas, energias renováveis, estratégias corporativas sobre mudanças climáticas, políticas públicas ambientais e investimentos sociais em projetos de infraestrutura.

Trabalha na Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável como pesquisador, gestor de projetos e coordenador de programas e projetos desde 2008.

Myrian Coe de Oliveira

X

Myrian Coe de Oliveira

Myrian Coe tem graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica, mestrado em Engenharia Elétrica (1991) e pós-graduação em Análise de Sistemas (1993) pela PUC-RJ, além de MBA em Gestão Empresarial pela IBMEC-RJ (2002.

Atuou em diversas empresas de grande porte na coordenação de projetos de TI, gestão de contratos de TI/Telecom e implementação de conceitos de governança de TI. Tem experiência na participação em concorrências e licitações governamentais na área de Cloud Computing.

Rafaela Silva

X

Rafaela Silva

Rafaela Silva é coordenadora científica da FBDS, onde atua desde 2021. Além de suas atribuições como diretora, gerencia e lidera técnica e financeiramente projetos, em temas relacionados à conservação da biodiversidade, serviços ecossistêmicos, implementação de políticas públicas, priorização espacial de áreas, e modelagem de habitats. Participa de processos de engajamento do governo federal, estadual e instituições em projetos de políticas ambiental.

Em sua carreira atuou em instituições privadas e do terceiro setor, com experiência no desenvolvimento de iniciativas de Pagamentos por Serviços Ambientais.

• Doutora em Ecologia e Biodiversidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2018
• Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2012
• Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas em 2020
• Pós-doutorado no departamento de Ecologia da Universidade Federal de Goiás entre 2018 e 2019
• Bacharel em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2008

Ricardo Gonzalez

X

Ricardo Gonzalez

Ricardo Gonzalez é biólogo formado pela Universidade Estadual Norte Fluminense – UENF, com especialização em Análise de Risco Ambiental pela Faculdade de Engenharia Mecânica – UNICAMP, pelo PROMINP em 2007. Possui mestrado em Biodiversidade em Unidades de Conservação pelo Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2019).

Trabalhou na Chemtech Engenharia em projetos de análise de risco e saúde e segurança para diversas unidades da Petrobras e Vale.

Desde 2012 trabalha na FBDS em projetos de Mudanças Climáticas.

Thaís Mattos

X

Thaís Mattos

Thaís Mattos é doutoranda do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, possui mestrado em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ (2018) e graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011).

Trabalha como analista e gestora de projetos na FBDS desde 2012, em projetos ambientais e de mudanças climáticas, como elaboração de pegada de carbono e pegada hídrica para empresas químicas e de energia, inventário de gases de efeito estufa para empresas de diferentes setores, estudo de melhor gestão da Baía de Guanabara, gestão de projetos socioambientais e diretrizes para uma economia verde no Brasil em diversos setores.

Possui curso em pegada de carbono pela CarbonTrust (Londres) na metodologia PAS 2050 e curso de VBA para Excel pela PUC-RJ.

Walfredo Schindler

X

Walfredo Schindler

Desde 1992, Walfredo Schindler ocupa o cargo de Diretor Superintendente da FBDS, sendo responsável pela administração interna da entidade e tendo coordenado a execução de aproximadamente 100 projetos desenvolvidos ao longo desse período, nas áreas de Mudanças Climáticas Globais, Projetos de Créditos de Carbono, Gestão de Carbono (incluindo inventários de emissão e carbon footprint), gestão de recursos hídricos, energias renováveis, eficiência energética, entre outros.

Engenheiro Civil graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Engenharia Industrial pela mesma universidade. Trabalhou no BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social por 16 anos, exercendo, dentre outros, os cargos de Gerente do Setor de Celulose e Papel, Gerente do Setor de Petroquímica, Chefe do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Chefe do Departamento de Recuperação de Créditos, Superintendente da Área de Crédito e Diretor-Adjunto do então Vice-Presidente José Pio Borges. Durante esse período, participou e/ou coordenou a análise e acompanhamento de mais de 150 projetos apoiados pelo BNDES.

Foi membro do Conselho de Administração da Aracruz Celulose S.A., do Grupo Klabin e da Cia. De Zorzi de Papéis. Participou também dos conselhos do INPI-Instituto Nacional de Propriedade Industrial, CPA-Comissão de Política Aduaneira do Ministério da Fazenda e do Grupo Executivo do Pólo Químico de Sergipe.

Possui dezenas de cursos de extensão em administração e finanças, projetos industriais, meio ambiente, projetos florestais, gerenciamento de riscos e negociação, entre outros temas.