Projeto realizado com a SABESP, visava a recuperação ambiental do sistema Baixo Cotia, na região metropolitana de São Paulo, tornando-o adequado para abastecimento de água.
Foi feita uma avaliação da necessidade ou não de tratamento adicional para adequação da qualidade do efluente tratado pela ETE Barueri, visando a reabilitação funcional do manancial e sua capacidade de regulação para que a ETA Baixo Cotia fosse suficiente de água bruta para qualquer condição hidrológica apresentada.
Para tal, foi realizado um diagnóstico ambiental com proposta de tecnologias e plano de monitoramento ambiental. Foram desenvolvidos trabalhos de planejamento ambiental (meios físico, biótico e antrópico), de hidrologia, balanço hídrico e operação hidráulica com modelagem matemática.
Em seguida, foram analisados projetos para o tratamento de água com análise econômico-financeira, jurídica e institucional.
Por fim, todas as informações coletadas foram geo-referenciadas em mapas temáticos (em escalas 1:60.000, 1: 50.000, 1:25.000 e 1:10.000).