O PRS Caatinga foi realizado com recursos do Financiamento Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional.
O Projeto teve como objetivo mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e aumentar a renda dos pequenos e médios agricultores no bioma Caatinga (semiárido), principalmente dos agricultores familiares, por meio da promoção da adoção de tecnologias agrícolas de baixa emissão de carbono.
Atuou em 34 municípios nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Sergipe com mais de 5.000 famílias de produtores rurais.
Foram realizados nove estudos sobre o bioma, disponíveis no site do projeto. Além disso, foram fortalecidas a capacitação profissional e a oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural sobre tecnologias de baixo carbono, promovidos Arranjos Produtivos Locais de Baixo Carbono e apoiadas cooperativas de pequenos produtores rurais para maior acesso a mercados.
Destaca-se também a realização do mapeamento completo do uso do solo, hidrografia e áreas de preservação permanentes de todos os municípios do bioma, realizado com base em imagens de alta resolução do satélite Sentinel 2 dos anos de 2020 - 2021.