A Plataforma Brasileira sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos-BPBES está enquadrada como um Grupo de Trabalho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC e conta com o apoio do MCTI/CNPq, do Programa Biota/Fapesp e FBDS.
Sob a coordenação de seis pesquisadores brasileiros, a BPBES reúne atualmente 28 pesquisadores, entre seniores e juniores, de todas as regiões do Brasil e de diferentes áreas do conhecimento (como economia ecológica, ecologia de paisagens, desenvolvimento sustentável e conhecimentos tradicionais e indígenas) que já integram os grupos de trabalho ou as forças-tarefa da IPBES, Painel Intergovernamental da Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos das Nações Unidas.
O primeiro produto deste grupo será o informe técnico (ou White Paper), cujo conteúdo é um resumo do que será abordado no Diagnóstico Brasileiro sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, que o grupo produzirá até 2018. Além de subsidiar o diagnóstico regional da IPBES, o diagnóstico brasileiro será o primeiro do gênero no país e terá como principal objetivo subsidiar o processo de tomada de decisão ambiental nacional no que diz respeito à temática socioambiental.