O projeto realiza o mapeamento do uso do solo, hidrografia e áreas de preservação permanente ripárias (APPr) de todo o bioma amazônico, com base em imagens de alta resolução dos satélites Planet e Sentinel dos anos de 2019 - 2021.
A partir dos resultados dos mapeamentos, é realizada a estimativa do passivo ambiental em APPr de todo o bioma, com dados consolidados para os 554 municípios, 272 unidades de conservação e 326 terras indígenas do bioma.
Ao todo, serão gerados 4.608 mapas, representando o uso do solo, a hidrografia, o passivo ambiental e as imagens de satélites utilizadas para o mapeamento de cada município e área protegida.
O projeto foi executado em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), formalizada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a FBDS e o SFB.
Com o apoio do SFB, seus produtos vêm sendo amplamente disseminados entre os estados amazônicos, que por sua vez vem gradativamente incorporando os dados espaciais gerados pelo projeto nos seus processos de análise e validação dos cadastros do CAR.
O projeto é financiado pelo Fundo Amazônia, executado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).