Declaramos, para todos os fins de direito, que durante o ano de 2022 e primeiro semestre de 2023 a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável – FBDS priorizou a efetiva implementação das políticas e procedimentos vigentes, relativos à transparência, boa gestão financeira e incentivo a recebimento de críticas e sugestões de seus colaboradores e parceiros. Essas Políticas Operacionais estão disponíveis aqui.
Especificamente com relação às políticas anticorrupção, ressaltamos que nos últimos dezoito meses:
- Não foi apresentada qualquer tipo de denúncia ou detectado qualquer movimento financeiro ou transação comercial suspeita.
- Nossas demonstrações financeiras e movimentações bancárias foram auditadas por auditoria externa independente e aprovadas pelo Ministério Público sem qualquer tipo de ressalva.
- Os membros do nosso Conselho Fiscal são profissionais altamente experientes e permanentemente atentos à gestão financeira da FBDS. O Presidente desse Conselho, sr. Sérgio Brilhante Albuquerque, possui mais de 20 anos de experiência em auditoria e prevenção de fraudes na Price Waterhouse.
- O Presidente do Conselho Fiscal, acima mencionado, possui sala permanente e privativa no escritório da FBDS e acompanha detalhadamente nossas atividades financeiras e comerciais, checando sempre a conformidade com as políticas vigentes.
- Todos os novos integrantes das equipes de projetos da FBDS tomaram conhecimento e manifestaram concordância com as políticas em vigor.
- Foram realizados treinamentos específicos com os colaboradores e consultores a respeito das políticas anticorrupção nesse período.
Adicionalmente, declaramos que a FBDS não está sendo questionada judicialmente ou extrajudicialmente em qualquer tipo de litígio referente às suas atividades, incluindo os membros de seu Conselho Curador e Diretoria. A administração da FBDS continuará sempre acolhendo e examinando quaisquer tipos de críticas, sugestões e/ou denúncias que porventura sejam encaminhadas, protegendo permanentemente a privacidade e anonimato dos respectivos signatários e examinando de forma isenta quaisquer denúncias anônimas recebidas.
Rio de Janeiro, 1º de agosto de 2023
Gabriel Klabin
Presidente do Conselho Curador