Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade Urbana

Desenvolvemos projetos para os grandes centros urbanos em Água e Saneamento, Mobilidade, Adaptação e Resiliência para as Mudanças Climáticas, Governança e Serviços Ecossistêmicos. Promovemos alianças que unem diferentes temáticas na busca por soluções para as cidades.


Sustentabilidade Urbana

Cookbook JIUS, o site de receitas para cidades sustentáveis

Durante a Rio+20, no pavilhão dos EUA, no Parque dos Atletas, foi lançado oficialmente o site da plataforma JIUS - Joint Initiative on Urban Sustainability, iniciativa coordenada pela FBDS e que conta com apoio da Fundação Rockfeller (EUA), que é resultado de uma parceria entre os governos do Brasil e Estados Unidos com o objetivo de, através de trocas de experiências entre os dois países, ajudar no desenvolvimento urbano socialmente inclusivo, na ampliação dos mercados de negócios ambientais e a estimular economias verdes e cidades sustentáveis.

O site do projeto reúne, em forma de um livro de receitas, intitulado Cookbook, informações sobre como implementar projetos para o desenvolvimento urbano sustentável.

O cookbook funciona como uma coleção de receitas que mostram os ingredientes necessários para implementar projetos que visem a inclusão social e a sustentabilidade nas cidades. Nele, estão disponíveis cerca de 80 projetos implementados no Rio de Janeiro e Filadélfia, com informações que vão de políticas públicas a meios de financiamento. A intenção é que outras cidades possam conhecer a fundo projetos bem sucedidos e adaptar os processos às suas próprias realidades.

No discurso de lançamento do site, a ministra do meio ambiente dos EUA, Lisa P. Jackson, destacou que a troca de experiências entre países é fundamental para que a infraestrutura e tecnologia das cidades acompanhem o crescimento urbano e populacional. "O JIUS ajuda a catalisar investimentos para a sustentabilidade. É uma plataforma que incentiva os países a identificar e ultrapassar as barreiras do desenvolvimento sustentável", disse.

A plataforma pode ser acessada pelo site www.epa.gov/jius.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino