Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Ativos Ambientais

Desenvolvemos projetos em Recursos Hídricos, Florestas, Biodiversidade, Pegada Hídrica, Pegada de Carbono e Disponibilidade Qualitativa e Quantitativa de Recursos Naturais. Organizamos workshops técnicos e estudos especiais sobre os temas.


Ativos Ambientais

Liquid Biofuels for Transportation in Brazil

Contratante: Agência de Cooperação Técnica Alemã GTZ

O Projeto - Objetivos
O objetivo principal do projeto, conforme estabelecido pela GTZ,  é o desenvolvimento de um estudo visando mapear as experiências, as potencialidades e o conhecimento sobre biocombustíveis para o transporte no Brasil, segundo os princípios da sustentabilidade na agricultura e energia. O trabalho tem como foco a experiência brasileira de 30 anos na implementação do programa de etanol e a incipiente implantação do programa nacional de biodiesel.

O estudo parte de dados e informações disponíveis, bem como baseia-se no considerável conhecimento sobre o tema em questão acumulado pelos pesquisadores da equipe designada pela FBDS. Os dados acumulados ao longo destes anos são selecionados, verificados e atualizados em suas fontes originais. Na última década, principalmente, a maioria dos membros da equipe estruturada para o desenvolvimento deste trabalho participou de uma ampla rede de pesquisadores, envolvendo diversas entidades, em estudos técnicos sobre   fontes renováveis de energia, tendo como principal foco o aproveitamento energético de óleos vegetais e em estudos de políticas públicas neste âmbito. Reuniu-se no período extensa bibliografia sobre o assunto.

O desenvolvimento de trabalho desta natureza demanda a consulta, além da literatura disponível, aos centros de referência, aos institutos de pesquisa ligados às universidades, aos órgãos e empresas governamentais, às empresas do setor privado com destacada atuação no mercado de interesse, às entidades de classe setoriais e aos profissionais com reconhecida capacitação sobre o assunto. Eventualmente são realizadas visitas a fabricantes e entrevistas pessoais com profissionais atuantes na área de bio-combustíveis.

Histórico
A FBDS  assinou, em 01/08/2005, contrato com a Agência de Cooperação Técnica Alemã GTZ no Brasil visando desenvolver o estudo "Biocombustíveis para Transporte: Potencial Brasileiro e Implicações para a Agricultura e Energia Sustentáveis no Século 21". O prazo de execução do trabalho é de 90 dias, com previsão de realizar-se um Workshop para sua apresentação e discussão ampla dos resultados com especialistas no assunto.

O estudo em questão faz parte de um trabalho maior coordenado pela GTZ, por delegação do Ministério da Agricultura e Proteção ao Consumidor da Alemanha, em âmbito internacional,  incluindo além do Brasil, China, Índia, Tanzânia, Estados Unidos e a própria Alemanha.

Resultado 
A emissão do relatório final do trabalho foi precedida da realização de um workshop para apresentação e discussão ampla do Relatório Preliminar do estudo com especialistas no assunto.
Esse workshop, realizado no dia 24 de outubro de 2005, das 09h às 17h30, nos escritórios da FBDS, teve a participação de especialistas convidados para atuar como revisores do trabalho, tendo reconhecida competência nos diversos aspectos da área em questão: Luiz A. Horta Nogueira, Luciano Basto Oliveira, José Roberto Moreira, Elias de Freitas Jr., Weber Amaral e Oswaldo Lucon. Além disto vários outros especialistas brasileiros e estrangeiros convidados por GTZ e FBDS contribuíram para o aperfeiçoamento do trabalho, durante a realização do  workshop.

Em novembro de 2005, o Relatório Final do estudo foi submetido à aprovação da GTZ, tendo sido liberado para ampla divulgação através do website da FBDS. Esta relatório final sinaliza diversos pontos para debate envolvendo orgãos de governo, setor privado, setor acadêmico, instituições de pesquisa e desenvolvimento e entidades não-governamentais. Ao disponibilizar o relatório aos interessados, GTZ e FBDS estão oferecendo sua contribuição para o aperfeiçoamento das iniciativas brasileiras sobre biocombustíveis, bem como, propiciando que as nações com potencialidades de iniciarem programas semelhantes em seus respectivos países possam beneficiar-se da experiência brasileira.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino