Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Liderança

Com forte conhecimento técnico-científico, inclusive internacional, o Conselho Curador da FBDS é responsável pela formulação da estratégia e orientação das diretrizes básicas de atuação da entidade.


Liderança

Diretoria

Walfredo Schindler
Diretor Executivo
  • Pós-Graduado em Engenharia Industrial pela PUC Rio de Janeiro
  • Graduado em Engenharia Civil pela PUC Rio de Janeiro
Diretor Executivo da FBDS onde trabalha desde 1992. Trabalhou por 16 anos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), atuando a frente de diferentes diretorias, gerências e departamentos. Possui dezenas de cursos de extensão em administração e finanças, projetos industriais, meio ambiente, projetos florestais, gerenciamento de riscos e negociação, entre outros temas.

Já coordenou a execução de aproximadamente 100 projetos desenvolvidos ao longo da carreira nas áreas de mudanças climáticas globais, políticas públicas, conservação da biodiversidade, créditos de carbono, gestão de recursos hídricos, energias renováveis, eficiência energética, entre outros.


Luis Saporta
Diretor de Programas e Projetos
  • Doutor em Planejamento Energético pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2017
  • Mestre em Teoria Econômica pela Fundação Getúlio Vargas em 2008.
  • Graduado em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2005.
Atualmente, é o Diretor de Programas e Projetos na FBDS. Trabalha na instituição desde 2008, desenvolvendo pesquisas e gerindo projetos com diferentes financiadores, como BNDES, GEF, Fundo Amazônia, BID. Além da gestão, coordena tecnicamente projetos em temas voltados às mudanças climáticas e créditos de carbono, com ênfase em cálculos das emissões de gases de efeito estufa, agenda ESG, finanças sustentáveis e formulação de políticas públicas.

Paralelamente foi docente em disciplinas na Pós-Graduação Especialização em Gestão da Biodiversidade (Lato Sensu) do Instituto de Biologia da UFRJ e no MBA em Sustentabilidade Economia, Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas.


Rafaela Silva
Diretora Científica
  • Doutora em Ecologia e Biodiversidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2018
  • Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2012
  • Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas em 2020
  • Pós-doutorado no departamento de Ecologia da Universidade Federal de Goiás entre 2018 e 2019
  • Bacharel em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2008
Diretora Científica da FBDS, onde atua desde 2021. Além de suas atribuições como diretora, gerencia e lidera técnica e financeiramente projetos, em temas relacionados à conservação da biodiversidade, serviços ecossistêmicos, implementação de políticas públicas, priorização espacial de áreas, e modelagem de habitats; além de equipe multidisiciplinar. Participa de processos de engajamento do governo federal, estadual e instituições em projetos de políticas ambiental.

Ao longo de sua carreira atuou em instituições privadas e do terceiro setor, além de ter experiência trabalhando no governo. Também possui experiência no desenvolvimento de iniciativas de Pagamentos por Serviços Ambientais.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino