Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Ativos Ambientais

Desenvolvemos projetos em Recursos Hídricos, Florestas, Biodiversidade, Pegada Hídrica, Pegada de Carbono e Disponibilidade Qualitativa e Quantitativa de Recursos Naturais. Organizamos workshops técnicos e estudos especiais sobre os temas.


Ativos Ambientais

Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) na Bacia de Usinas Hidroelétricas

O projeto se volta para promover o pagamento por serviços ambientais (PSA) providos às Usinas Hidroelétricas (UHE) Serra da Mesa (GO) e Simplício (RJ) pela recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) de 89 municípios localizados em suas áreas de drenagem, totalizando 8,4 milhões de hectares.

Para isso, a FBDS mapeia o uso e cobertura do solo, levanta e adequa as bases cartográficas de hidrografia, e calcula o passivo ambiental nas APPs dos municípios que compõem as áreas de drenagem das UHE. Uma vez feita essa análise, em parceria com o IIS (Instituto Internacional da Sustentabilidade), será elaborada uma proposta básica para pagamento por serviços ambientais pela recuperação de APPs nas áreas de drenagem das UHE, a ser apresentada para as gestoras das mesmas.

Esse projeto é financiado pelo programa TFCA (Tropical Forest Conservation Act, EUA) e implementado no Brasil pelo FUNBIO (2016 - 2017).

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino