Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Mudanças Climáticas Globais

Desenvolvemos projetos de Eficiência Energética, Energias Renováveis, Troca de Combustíveis, Absorção e/ou Compensação de Emissões de Carbono, Políticas Corporativas de Gestão de Emissão de Gases de Efeito Estufa, Políticas Públicas de Adaptação às Mudanças Climáticas, Inventários de Emissões, entre outros.  Organizamos workshops técnicos, estudos especializados e propiciamos subsídios à elaboração de políticas públicas sobre essa temática.


Mudanças Climáticas Globais

The Technology Cooperation Agreement Pilot Project - TCAPP

Contratante:  National Renewable Energy Laboratory - NREL

O Projeto - Objetivos
Envolver órgãos governamentais, empresas do setor público e privado e organizações não-governamentais interessadas ou atuantes nas questões ligadas à eficiência energética, na busca de soluções para problemas de mútuo interesse, tais como:

  • Fomento de investimentos privados em tecnologias de energias limpas que atendam as necessidades de desenvolvimento e de redução das emissões de gases de efeito estufa;
  • Engajamento de todos os parceiros no esforço comum de busca da consolidação de um mercado sustentável para tecnologias de energias limpas;
  • Estabelecimento de um modelo de transferência de tecnologia nos moldes previstos na Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas.

Histórico
O Programa TCAAP foi lançado em 1997 pelas agencias governamentais americanas USAID, USEPA e USDOE  visando colaborar com os países em desenvolvimento a estruturar e desenvolver ações para atrair o investimentos em tecnologias de energias limpas que atendam suas metas de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que contribuam para a mitigação dos gases de efeito estufa. Além do Brasil, o TCAAP desenvolveu suas atividades na China, Egito, Cazaquistão, México, Filipinas, Coréia do Sul e Comunidade para o Desenvolvimento do Sudeste Africano.

Resultado
Diversos parceiros do Programa no Brasil - MME, ELETROBRÀS, PETROBRÁS, Federações de Indústrias e outras entidades da sociedade civil - participaram de discussões relativas a energia no setor de transporte a Diesel, uso direto de gás natural na indústria, eficiência energética no setor elétrico, energias renováveis na área rural e células a combustível (tecnologia emergente). A FBDS atuou na articulação no Brasil dos diversos parceiros nacionais do Programa.
Vários eventos, como Congresso nos Transportes e eventos na área de co-geração, foram também promovidos com suporte do Programa.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino