Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade Corporativa

Diagnóstico da Gestão para a Sustentabilidade do Grupo Wilson Sons

Objetivo do Projeto
Auxiliar a Wilson Sons no processo de melhoria de gestão para a sustentabilidade, iniciando pela disseminação do tema na companhia, passando por uma análise de políticas e processos existentes no intuito de adequá-los às melhores práticas de mercado. A realização deste trabalho se deu por meio das seguintes etapas:

  1. Realização de entrevistas com executivos da alta administração para discutir conceitos e sua aplicabilidade na companhia
  2. Realização de palestra para disseminação do conceito na média administração
  3. Elaboração de um diagnóstico das iniciativas existentes relativas ao tema de sustentabilidade, à luz do questionário ISE Bovespa 2007
  4. Sugestão de plano de ação para gestão sustentável em 2008 a partir do diagnóstico realizado

Histórico
Comprometida com a ética e tendo em vista sua meta de internacionalização, a Wilson Sons buscava, na ocasião, a consolidação dos princípios da sustentabilidade no modelo de gestão da empresa, reforçando os atributos da marca e o seu compromisso com a expansão de suas atividades pautada no desenvolvimento sustentável. Tal movimento era consistente com o novo posicionamento da companhia a partir de sua abertura de capital, intensificando o relacionamento transparente e de confiança com o mercado.

A Wilson Sons obteve da FBDS uma análise crítica e um diagnóstico da sustentabilidade corporativa da empresa. Adicionalmente, a FBDS auxiliou a empresa no processo de disseminação do tema e no apoio à implementação de ferramentas de gestão para a sustentabilidade.

Resultados
Como fruto deste trabalho, a FBDS consolidou toda análise realizada dos documentos e processos da Wilson Sons em um Parecer Técnico com todas as recomendações à luz do questionário ISE Bovespa 2007. Paralelamente, a Wilson Sons obteve a consolidação de todos os mecanismos de gestão existentes na empresa, bem como a priorização de ações para 2008 e 2009 sugeridas pela FBDS para avanço da organização na consolidação de sua Sustentabilidade Corporativa.

Tais ações começaram a ser realizadas pela empresa após a conclusão deste trabalho, dando continuidade à parceria com a FBDS.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino