Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade Corporativa

Análise do questionário Dow Jones Sustainability Index 2007 e das respostas fornecidas pelo grupo Eletrobrás

Objetivo

Capacitar os gestores do Comitê de Sustentabilidade da Eletrobrás para avaliar o questionário do índice de sustentabilidade da bolsa de Nova York - Dow Jones Sustainability Index 2007, bem como proceder à análise crítica das respostas do grupo. Adicionalmente, a FBDS orientou as respostas ao questionário de 2007. O trabalho foi realizado por meio das seguintes etapas:

  1. Exercício de análise do questionário e da avaliação realizada pela Eletrobrás em 2006
  2. Elaboração de ações corretivas, considerando o já proposto pelo Comitê de Sustentabilidade da Eletrobrás
  3. Debate sobre os indicadores do questionário
  4. Consolidação dos procedimentos para a resposta do questionário de 2007

Histórico


Tendo em vista as diversas ações realizadas pelo grupo Eletrobrás em busca de um novo modelo de gestão, embasado no equilíbrio das dimensões econômica, ambiental e social, o mesmo aspira, neste momento, à inclusão no Dow Jones Sustainability Index - DJSI. Entende-se que, para tanto, seja premente uma análise crítica das inadequações de respostas ao questionário 2006 e um treinamento para o processo de resposta ao questionário em 2007.

A FBDS assessorou a Eletrobrás no trabalho de análise das respostas ao questionário DJSI em 2006, bem como orientou o processo de resposta em 2007.

Resultados


O trabalho realizado pela FBDS no grupo Eletrobrás foi eficaz, na medida em permitiu uma visão integrada de todas as empresas do grupo, de acordo com o conceito de sustentabilidade corporativa.

A experiência de consolidação de ações, iniciativas, práticas e políticas para que o grupo pudesse proceder às respostas ao questionário 2007, contribuiu para que a empresa seguisse em direção ao aprimoramento de sua gestão, progredindo em sua adequação às novas ferramentas de mercado, neste trabalho em específico, ao DJSI.

Adicionalmente, foi realizado um diagnóstico sobre a sustentabilidade corporativa do grupo à luz do questionário DJSI, o qual foi apresentado em um evento para os gestores do grupo. Este evento contribuiu para a educação sobre o tema sustentabilidade, iniciada anteriormente com o programa de palestras para disseminação deste conceito, também assessorado pela FBDS.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino