Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade Corporativa

Diagnóstico de Sustentabilidade do Grupo Suzano

Objetivos do Projeto

  • Identificar o estágio atual de utilização de ferramentas da sustentabilidade nas empresas do grupo, bem como avaliar oportunidades e melhorias de gestão na agenda da sustentabilidade;
  • Delinear um plano de trabalho a ser implantado no médio e longo prazos;
  • Auxiliar as empresas em seus processos de divulgação de informação e transparência de ações, como foi o caso do atendimento ao questionário do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa (ISE Bovespa).

Histórico
Em meados de 2005 o Grupo Suzano, que atua nos setores de petroquímica e papel e celulose e é, atualmente, um dos maiores grupos industriais do Brasil, buscou na FBDS um auxílio para melhor trabalhar suas questões de sustentabilidade. Suas intenções iniciais eram basicamente duas: identificar e alinhar todas as suas boas práticas no contexto da Sustentabilidade Corporativa; e promover uma agenda de maior desenvolvimento de seus aspectos ligados à sustentabilidade, para que, por meio desta, o Gupo mantenha seu caminho de sólido crescimento no longo prazo.

Frente a essa demanda, a FBDS elaborou um estudo sobre os avanços da empresa no que diz respeito à sustentabilidade, notadamente em aspectos ligados a questões ambientais, sociais, econômicas e de governança corporativa. Tal esforço resultou no auxílio ao preenchimento do questionário do ISE Bovespa, bem como em um relatório de Diagnóstico de Sustentabilidade, que ressaltou tanto os avanços já obtidos pelo Grupo quanto os pontos onde ainda havia espaço para melhorias.

Resultados
Com isso, o Grupo Suzano conseguiu a inserção da Suzano Papel e Celulose S.A. no ISE Bovespa 2005 e obteve um diagnóstico, acoplado a um plano de ação, para que a Suzano Petroquímica possa obter o mesmo feito em 2006, já que somente em meados de 2005 essa empresa passou a ser operacional, em função da aquisição do controle da Polibrasil.

Além disso, a Suzano obteve um mapeamento de seus avanços atuais e potenciais em aspectos relacionados à sustentabilidade, além de um plano com ações sugeridas pela FBDS para consolidar a organização no caminho para a Sustentabilidade Corporativa, ações essas que começaram a ser realizadas pelo Grupo Suzano logo após a conclusão do estudo.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino