Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade Urbana

Desenvolvemos projetos para os grandes centros urbanos em Água e Saneamento, Mobilidade, Adaptação e Resiliência para as Mudanças Climáticas, Governança e Serviços Ecossistêmicos. Promovemos alianças que unem diferentes temáticas na busca por soluções para as cidades.


Sustentabilidade Urbana

Energia para Todos, um projeto FBDS e SEI

Duas décadas após a Eco 92, os holofotes do mundo se voltaram para o Rio de Janeiro, não somente por conta dos grandes eventos que sediará nos próximos anos, mas também por ter sido o local onde, em junho de 2012, diversos chefes de Estado de mais de 200 países se encontraram para a maior conferência promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o desenvolvimento sustentável.

No encontro, que recebeu mais de 50 mil participantes, temas como economia verde e o papel das instituições em relação ao desenvolvimento sustentável serviram para renovar o engajamento dos países nas causas pela preservação do planeta. O principal desafio da Rio+20 foi propor alternativas para suprir de forma sustentável as necessidades de uma população mundial estimada em 9 bilhões de habitantes em 2050.

A Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) preparou, em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente de Estocolmo (SEI), da Suécia, uma avaliação global com foco no acesso à energia sustentável para todos no futuro. O estudo contou com a colaboração de entidades de pesquisa e organizações ligadas ao desenvolvimento sustentável, energia, economia e meio ambiente da África, Ásia, Europa e EUA.

A COPPE/UFRJ também fez parte dessa rede e pretende desenvolver os estudos ligados ao tema no Brasil e, juntamente com a FBDS, irá identificar casos de sucesso e sugerir meios para garantir o acesso à energia sustentável como forma de combate à pobreza local.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino