Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Ativos Ambientais

Desenvolvemos projetos em Recursos Hídricos, Florestas, Biodiversidade, Pegada Hídrica, Pegada de Carbono e Disponibilidade Qualitativa e Quantitativa de Recursos Naturais. Organizamos workshops técnicos e estudos especiais sobre os temas.


Ativos Ambientais

Avaliação do Impacto Sócio-Econômico e Técnico dos Projetos Fotovoltaicos Fase 1 do PRODEEM

O Projeto - Objetivos
Este Projeto teve como objetivo principal fazer a avaliação dos impactos técnicos e sócio-econômicos das instalações das unidades fotovoltaicas para suprimento de cargas essenciais, nas comunidades isoladas priorizadas na Fase 1 pelo Programa do MME/PRODEEM. Para tanto, foram estabelecidas metodologias pela FBDS/CONAPPE e CEPEL.

O Projeto, coordenado pela FBDS, foi desenvolvido em seu trabalho de campo por 4 equipes pertencentes, respectivamente, às instituições PUC, USP, Winrock e FTV. Cada equipe foi constituída por pelo menos três pessoas, cada uma especialista na área técnica das instalações, na área de sociologia e na área de agronomia ou economia/desenvolvimento econômico rural. A CONAPPE colaborou na consolidação dos dados em meio magnético. O CEPEL encarregou-se da consolidação dos dados sobre os equipamentos propriamente ditos.

Histórico
A 1ª Fase de execução do Programa do PRODEEM foi iniciada em 1996, tendo sido instalados equipamentos em 115 localidades, em 83 municípios de 20 Estados da Federação, beneficiando 34.403 pessoas carentes.

Os sistemas de geração de energia elétrica então implantados foram instalados em escolas, postos de saúde, centros comunitários, igrejas, unidades de bombeamento d'água e pontos de iluminação pública. Estabeleceu-se, a partir daí, um elenco de variáveis a ser investigado ligado às características de cada tipo de unidade consumidora, gerando um conjunto de instrumentos de coleta diferenciados. Paralelamente, a pesquisa buscou conhecer os impactos na comunidade, através de levantamento por meio de questionário específico.

Resultado
O acervo da pesquisa, formulários preenchidos nos trabalhos de campo e base de dados consolidada em meio magnético, foi entregue ao MME, juntamente com amplo relatório analítico e com os comentários e observações feitas no desenvolvimento dos trabalhos. Tais documentos foram considerados de extrema valia para o re-direcionamento do PRODEEM no que tange à implementação de novos projetos.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino