Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
  • Ativos Ambientais
    Projetos e estudos para o desenvolvimento sustentável por meio do uso consciente dos recursos naturais.
  • Agricultura Sustentável
    Projetos e interface entre diferentes atores para a criação de uma agricultura confiável e sustentável.
  • Sustentabilidade Urbana
    Projetos que buscam equacionar a sustentabilidade dos grandes centros urbanos no médio e longo prazos.

Sustentabilidade Urbana

Desenvolvemos projetos para os grandes centros urbanos em Água e Saneamento, Mobilidade, Adaptação e Resiliência para as Mudanças Climáticas, Governança e Serviços Ecossistêmicos. Promovemos alianças que unem diferentes temáticas na busca por soluções para as cidades.


Sustentabilidade Urbana

Proposta de Modelo de Governança para a Baía de Guanabara

O projeto tem como objetivo a proposição de um modelo de governança que seja capaz de articular os diversos atores com competência para gerir e viabilizar as ações relacionadas à recuperação ambiental e ao desenvolvimento sustentável da Baía de Guanabara.
 
O trabalho em curso detalha os processos organizacionais e níveis decisórios do modelo a ser proposto, levando em consideração as diversas instituições existentes, governamentais e não governamentais, suas competências e atribuições legais, explicitando o papel e as responsabilidades de cada representante, dentre as quais, os Municípios, a Câmara Metropolitana de Integração Governamental e o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara.
 
Nesse sentido, para que a estrutura de governança tenha representatividade, legitimidade, produtividade e que se posicione de forma adequada no complexo contexto político-institucional em que irá atuar, a FBDS estudou casos de despoluição de diversos corpos hídricos no Mundo e consultou 362 pessoas através de entrevistas individuais, workshops e consultas públicas. Esse processo participativo foi fundamental para indicar os meios para garantir que o processo de desenvolvimento da estrutura de governança obtenha o envolvimento e engajamento de representantes dos organismos governamentais e dos setores da sociedade civil interessados. O projeto é financiado pelo BID, através da Cooperação Técnica entre o Estado de Maryland (EUA) e o Estado do Rio de Janeiro, com coordenação da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA).

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino