Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
  • Ativos Ambientais
    Projetos e estudos para o desenvolvimento sustentável por meio do uso consciente dos recursos naturais.
  • Agricultura Sustentável
    Projetos e interface entre diferentes atores para a criação de uma agricultura confiável e sustentável.
  • Sustentabilidade Urbana
    Projetos que buscam equacionar a sustentabilidade dos grandes centros urbanos no médio e longo prazos.

Ativos Ambientais

Desenvolvemos projetos em Recursos Hídricos, Florestas, Biodiversidade, Pegada Hídrica, Pegada de Carbono, Disponibilidade Qualitativa e Quantitativa de Recursos e Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Organizamos workshops técnicos e estudos especiais sobre os temas.


Ativos Ambientais

Produção de Gás a partir de Biomassa e Tratamento de Efluentes Hídricos

O Projeto - Objetivos
O projeto Tratamento de efluentes hídricos e produção de gás a partir de biomassa vegetal na Refinaria Presidente Bernardes em Cubatão (SP) teve por objetivos principais:

  • Estudar a capacidade de purificação do efluente final da RBPC, em Cubatão - SP, através de um canal de plantas aquáticas flutuantes, visando melhorar a qualidade do efluente lançado no curso d'água à sua jusante e verificar o possível reuso desses recursos hídricos dentro da própria refinaria.
  • Elaborar um projeto conceitual para o aproveitamento da energia da biomassa, especialmente da fase líquida, para a produção de metano através de biodigestores.
  • Indicar as possibilidades de utilização das informações oriundas desse projeto piloto em projetos de uso de biomassa de maior porte como fonte de energia.

Histórico
A PETROBRÁS em sua nova conceituação como empresa de energia vem procurando identificar oportunidades para a implantação de empreendimentos em energias renováveis e eficiência energética. A Gerencia Executiva de Conservação de Energia, Energia Renovável e Suporte ao CONPET, da PETROBRAS e a FBDS, procuraram explorar conjuntamente estas oportunidades. Dentre as áreas consideradas como muito promissora para investimento identificou-se a utilização de biomassa em projetos que tenham garantia de fornecimento de biomassa contínuo ou sustentável.

A PETROBRAS indicou o interesse em utilizar fontes renováveis de energia como complementação de suas atividades operacionais e no tratamento dos efluentes oriundos das refinarias. As quantidades de água usadas nos processos são muito grandes e muitas vezes de difícil captação, já que a água chega a ser captada a até 30 km da refinaria. Assim, é  conveniente o reuso da água de processo.

Resultado
Foram emitidos 3 relatórios parciais  e um Relatório Final nos quais se caracteriza a área do experimento; apresenta-se a  estimativa de produção de biomassa e do gás associado; apresenta-se detalhes do projeto conceitual das instalações, incluindo biodigestor, sistema coletor de armazenamento do biogás produzido e projeto de manejo da biomassa;  detalha-se as fases de implantação do projeto, os investimentos necessários e o balanço energético.

Vários projetos de despoluição hídrica que estão sendo desenvolvidos no País, com grande produção de biomassa associada a técnicas de wetlands, foram listados no Relatório Final ilustrando o potencial de geração de energia por esta fonte.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino