Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
  • Ativos Ambientais
    Projetos e estudos para o desenvolvimento sustentável por meio do uso consciente dos recursos naturais.
  • Agricultura Sustentável
    Projetos e interface entre diferentes atores para a criação de uma agricultura confiável e sustentável.
  • Sustentabilidade Urbana
    Projetos que buscam equacionar a sustentabilidade dos grandes centros urbanos no médio e longo prazos.

Ativos Ambientais

Desenvolvemos projetos em Recursos Hídricos, Florestas, Biodiversidade, Pegada Hídrica, Pegada de Carbono, Disponibilidade Qualitativa e Quantitativa de Recursos e Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Organizamos workshops técnicos e estudos especiais sobre os temas.


Ativos Ambientais

The Technology Cooperation Agreement Pilot Project - TCAPP

Contratante:  National Renewable Energy Laboratory - NREL

O Projeto - Objetivos
Envolver órgãos governamentais, empresas do setor público e privado e organizações não-governamentais interessadas ou atuantes nas questões ligadas à eficiência energética, na busca de soluções para problemas de mútuo interesse, tais como:

  • Fomento de investimentos privados em tecnologias de energias limpas que atendam as necessidades de desenvolvimento e de redução das emissões de gases de efeito estufa;
  • Engajamento de todos os parceiros no esforço comum de busca da consolidação de um mercado sustentável para tecnologias de energias limpas;
  • Estabelecimento de um modelo de transferência de tecnologia nos moldes previstos na Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas.

Histórico
O Programa TCAAP foi lançado em 1997 pelas agencias governamentais americanas USAID, USEPA e USDOE  visando colaborar com os países em desenvolvimento a estruturar e desenvolver ações para atrair o investimentos em tecnologias de energias limpas que atendam suas metas de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que contribuam para a mitigação dos gases de efeito estufa. Além do Brasil, o TCAAP desenvolveu suas atividades na China, Egito, Cazaquistão, México, Filipinas, Coréia do Sul e Comunidade para o Desenvolvimento do Sudeste Africano.

Resultado
Diversos parceiros do Programa no Brasil - MME, ELETROBRÀS, PETROBRÁS, Federações de Indústrias e outras entidades da sociedade civil - participaram de discussões relativas a energia no setor de transporte a Diesel, uso direto de gás natural na indústria, eficiência energética no setor elétrico, energias renováveis na área rural e células a combustível (tecnologia emergente). A FBDS atuou na articulação no Brasil dos diversos parceiros nacionais do Programa.
Vários eventos, como Congresso nos Transportes e eventos na área de co-geração, foram também promovidos com suporte do Programa.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino