Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Mudanças Climáticas Globais

Desenvolvemos projetos de Eficiência Energética, Energias Renováveis, Troca de Combustíveis, Absorção e/ou Compensação de Emissões de Carbono, Políticas Corporativas de Gestão de Emissão de Gases de Efeito Estufa, Políticas Públicas de Adaptação às Mudanças Climáticas, Inventários de Emissões, entre outros.  Organizamos workshops técnicos, estudos especializados e propiciamos subsídios à elaboração de políticas públicas sobre essa temática.


Mudanças Climáticas Globais

Gestão Energética Municipal (GEM)

Os Projetos - Objetivos
Implantar os Programas de Gestão Energética Municipal (GEM) em diversos municípios brasileiros: Barra Mansa, Piraí, Porto Real, Quatis e Pinheiral, todos municípios do Médio Paraíba (Estado do RJ); em Carazinho (RS); em Serra (ES); e em Campo Grande (MS). O programa de GEM permite aos municípios estabelecer instrumentos informatizados de controle do consumo de energia elétrica de suas unidades consumidoras  incluindo iluminação e edificações públicas, formar e treinar a equipe de gestão e elaborar o Plano de Gestão de Energia Elétrica do Município.

Histórico
O Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica - PROCEL - tem incentivado e apoiado as administrações municipais na implantação de Programas de Gestão Energética. Para o alcance dos objetivos propostos, o PROCEL promoveu a elaboração de diversos Guias Técnicos e um programa computacional de gestão, além de ter criado  a Rede de Cidades Eficientes (RCE).

A FBDS recebeu do PROCEL, no final de 1999, a incumbência de implantar o Programa de GEM em  municípios da Região do Médio Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Em 2002, a Fundação, em contrato estabelecido com o IBAM, incumbiu-se de promover experiência similar nas cidades de Carazinho (RS) e Serra (ES). Ainda por delegação do IBAM, a FBDS implantou o programa de GEM em Campo Grande (MS), este um projeto de eficiência energética da ENERSUL para a ANEEL.

Metodologia
A metodologia seguida na implantação dos Programas de GEM em Carazinho e Serra é a dos Guias Técnicos PROCEL/ALURE - Gestão Energética Municipal - e PROCEL/IBAM - Manual para a Elaboração de Planos Municipais de Gestão de Energia Elétrica. Em linhas gerais, estes documentos definem a seguinte metodologia de trabalho:

  • Sensibilização dos principais atores envolvidos (alta administração municipal e concessionária de energia elétrica local).
  • Formação e capacitação da equipe designada pela Prefeitura local para constituir a Unidade de Gestão Energética Municipal - UGEM - quanto aos conceitos e técnicas de gestão de consumo de energia elétrica nas Unidades Consumidoras (UC) do município.
  • Implantação de software computacional Sistema de Informação Energética Municipal - SIEM -, desenvolvido pelo PROCEL.
  • Orientação na elaboração do Cenário de Referência e Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica e no desenvolvimento do Plano de Gestão (PLAMGE).

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino