Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
  • Ativos Ambientais
    Projetos e estudos para o desenvolvimento sustentável por meio do uso consciente dos recursos naturais.
  • Agricultura Sustentável
    Projetos e interface entre diferentes atores para a criação de uma agricultura confiável e sustentável.
  • Sustentabilidade Urbana
    Projetos que buscam equacionar a sustentabilidade dos grandes centros urbanos no médio e longo prazos.

Ativos Ambientais

Desenvolvemos projetos em Recursos Hídricos, Florestas, Biodiversidade, Pegada Hídrica, Pegada de Carbono, Disponibilidade Qualitativa e Quantitativa de Recursos e Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Organizamos workshops técnicos e estudos especiais sobre os temas.


Ativos Ambientais

Gestão Energética Municipal (GEM)

Os Projetos - Objetivos
Implantar os Programas de Gestão Energética Municipal (GEM) em diversos municípios brasileiros: Barra Mansa, Piraí, Porto Real, Quatis e Pinheiral, todos municípios do Médio Paraíba (Estado do RJ); em Carazinho (RS); em Serra (ES); e em Campo Grande (MS). O programa de GEM permite aos municípios estabelecer instrumentos informatizados de controle do consumo de energia elétrica de suas unidades consumidoras  incluindo iluminação e edificações públicas, formar e treinar a equipe de gestão e elaborar o Plano de Gestão de Energia Elétrica do Município.

Histórico
O Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica - PROCEL - tem incentivado e apoiado as administrações municipais na implantação de Programas de Gestão Energética. Para o alcance dos objetivos propostos, o PROCEL promoveu a elaboração de diversos Guias Técnicos e um programa computacional de gestão, além de ter criado  a Rede de Cidades Eficientes (RCE).

A FBDS recebeu do PROCEL, no final de 1999, a incumbência de implantar o Programa de GEM em  municípios da Região do Médio Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Em 2002, a Fundação, em contrato estabelecido com o IBAM, incumbiu-se de promover experiência similar nas cidades de Carazinho (RS) e Serra (ES). Ainda por delegação do IBAM, a FBDS implantou o programa de GEM em Campo Grande (MS), este um projeto de eficiência energética da ENERSUL para a ANEEL.

Metodologia
A metodologia seguida na implantação dos Programas de GEM em Carazinho e Serra é a dos Guias Técnicos PROCEL/ALURE - Gestão Energética Municipal - e PROCEL/IBAM - Manual para a Elaboração de Planos Municipais de Gestão de Energia Elétrica. Em linhas gerais, estes documentos definem a seguinte metodologia de trabalho:

  • Sensibilização dos principais atores envolvidos (alta administração municipal e concessionária de energia elétrica local).
  • Formação e capacitação da equipe designada pela Prefeitura local para constituir a Unidade de Gestão Energética Municipal - UGEM - quanto aos conceitos e técnicas de gestão de consumo de energia elétrica nas Unidades Consumidoras (UC) do município.
  • Implantação de software computacional Sistema de Informação Energética Municipal - SIEM -, desenvolvido pelo PROCEL.
  • Orientação na elaboração do Cenário de Referência e Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica e no desenvolvimento do Plano de Gestão (PLAMGE).

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino