Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Mudanças Climáticas Globais

Desenvolvemos projetos de Eficiência Energética, Energias Renováveis, Troca de Combustíveis, Absorção e/ou Compensação de Emissões de Carbono, Políticas Corporativas de Gestão de Emissão de Gases de Efeito Estufa, Políticas Públicas de Adaptação às Mudanças Climáticas, Inventários de Emissões, entre outros.  Organizamos workshops técnicos, estudos especializados e propiciamos subsídios à elaboração de políticas públicas sobre essa temática.


Mudanças Climáticas Globais

Geração Hélio-Térmica

O Projeto
O objetivo é estabelecer uma base científica a partir da qual as concessionárias de energia elétrica brasileiras poderão desenvolver tecnologia termo-solar, capacitando-se melhor para o competitivo mercado de energia. É uma alternativa para levar energia a áreas isoladas, sem rede pública de distribuição de energia elétrica; para injetar energia no sistema elétrico interligado (há projetos de até centenas de MW); para irrigação em geral, principalmente em áreas semi-áridas; para dessalinização da água.

Além de gerar novos empregos, a usina termo-solar possibilita a redução da emissão de gases e melhorias de condições nas comunidades, refletindo no meio ambiente. Este tipo de tecnologia permite também o aumento da energia química potencial dos produtos petrolíferos, através de uma reação química dos mesmos. Com isso, o aumento de energia dos subprodutos de petróleo poderá ser de 15 a 20%.

Passos do projeto
Este projeto está sendo realizado através das seguintes fases:

  • identificação da tecnologia;
  • comparação com outras tecnologias termo-solares de ponta;
  • escolha do local, envolvendo o estudo das condições ambientais, ou seja, disponibilidade de energia solar e as melhorias sócio-econômicas dentro do contexto da região;
  • desenvolvimento de um projeto executivo de planta pré-comercial;
  • identificação de recursos para sua implementação.

Histórico
As usinas termo-solares são uma boa opção para a diversificação do sistema de geração elétrica brasileira. A combinação de usinas solar e hidráulica seria uma garantia contra as flutuações climáticas, já que quando há estiagem e o potencial hídrico decresce, o potencial solar aumenta, pois a nebulosidade é menor e a radiação solar é mais intensa.

As principais usinas de geração de eletricidade brasileiras são hidrelétricas, com exceção de algumas termelétricas nas regiões Norte e Sul. Algumas das que dependem dos rios como fonte de energia primária são potencialmente elegíveis para a implantação de projetos termo-solares. Se os rios sofrerem diminuição de volume, seja por mudança da vazão devido a desmatamento ou por conseqüência de projetos de irrigação, o país corre um sério risco de redução do fornecimento de energia.

A maior dificuldade na utilização da energia solar é o seu armazenamento na forma de calor ou de energia elétrica em sistemas de baterias. A tecnologia desenvolvida pelo Weizmann Institute realiza esse armazenamento através de uma reação química à alta temperatura, produzindo substâncias químicas de gases (hidrogênio) que posteriormente podem ser "queimadas", liberando o calor.

Resultados

  • Foram realizadas missões técnicas conjuntas de técnicos da FBDS e do CEPEL para conhecer detalhes da tecnologia do Instituto Wiezmann (Israel).
  • Foi reunido um considerável acervo técnico sobre a produção de energia termo-solar e produzida documentação técnica de referência para a disseminação do conhecimento entre os participantes do Projeto.
  • Foi apresentado ao Banco Mundial / GEF proposta de Projeto para viabilizar financeiramente o desenvolvimento de uma planta pré-comercial no Brasil baseada nos concentradores solares.
  • O projeto passou a ser liderado pelo MME, com gerência técnica do CEPEL, com participação da FBDS e várias outras entidades.
  • A FBDS continua de sua parte acreditando que esta tecnologia pode interessar ao Brasil em futuro próximo, por suas vantagens e particularidades acima apontadas.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino