Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Notícias

O Caminho para um mundo mais sustentável

Em outubro de 2006, o governo britânico encomendou a Sir Nicholas Stern, ex-economista-chefe do Banco Mundial especializado em questões de desenvolvimento, um estudo para medir os reais impactos e custos do aquecimento global para o planeta. Este relatório tornou-se um marco na literatura científica, trazendo constatações sombrias e propondo um plano de ação global radical e imediata. A necessidade de trazê-lo a público em uma linguagem acessível para todos os que se interessam pela preservação do planeta e desejam trilhar os caminhos para o alcance deste objetivo gerou O caminho para um mundo mais sustentável - uma adaptação do tratado de salvação mundial que a Campus-Elsevier lança agora no Brasil.

Nicholas Stern concentra-se na gestão econômica dos investimentos e do crescimento do ponto de vista da adaptação e da redução do mal já causado e apresenta questões urgentes com as quais nos confrontamos hoje: Qual é a magnitude do problema? Quais são os perigos? O que pode ser feito para reduzir as emissões, e a que custo? Como o mundo pode se adaptar? E o que significa tudo isso para as empresas, para os governos e para cada um de nós? As respostas, embora bem fundamentadas, com alto grau de inspiração e uma boa dose de esperança, não podem apagar o que já está acontecendo.

A ocorrência de mudanças climáticas de maior intensidade é inevitável, e os riscos para a natureza, a economia e nosso dia a dia são imensos e já constatados em episódios que chocam o mundo como os furacões e tempestades que assolam Nova Orleans e Bombaim; as enchentes na Inglaterra e em Moçambique; secas na Austrália e Darfur; a elevação do nível do mar que ameaça afetar igualmente a Flórida e Bangladesh. O que está por vir e as atitudes de cada um - desde a forma como a energia será utilizada, até o tratamento que será dado às florestas - determinará se esses riscos vão ou não se tornar realidade.

Sir Stern, autor do Relatório Stern é uma das grandes autoridades no assunto e nas possíveis soluções para essa ameaça sem precedentes. Segundo ele, as medidas necessárias para enfrentar a mudança climática exigirão intensa colaboração internacional; se forem bem-sucedidas, garantirão não apenas nosso futuro, mas também nossa futura prosperidade.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino