Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Notícias

Expedição Rios Voadores estuda consequências das queimadas na Amazônia

O professor Enéas Salati, da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), é o orientador científico da Expedição Rios Voadores, projeto que vai estudar as conseqüências do desmatamento e das queimadas na Amazônia sobre o balanço hídrico brasileiro e sua participação no panorama das Mudanças Climáticas.

Liderado pelo engenheiro Gérard Moss, a expedição foi oficialmente lançada em 1º de junho, em Brasília, e pretende encontrar as origens do vapor d'água responsáveis pelas chuvas. A bordo de um avião-anfíbio, Moss vai rastrear a massa de ar, coletando amostras de vapor d'água.

O nome Rios Voadores é uma analogia ao fluxo de vapor que sai da floresta e "voa" do Norte para o Sul do País: a quantidade de água que evapora das árvores e que é transportada por ano é da mesma ordem de grandeza da vazão do Rio Amazonas, de 200 mil m3/s. Essa quantidade que pode chegar ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste por meio dos vapores é maior do que a vazão de todos os rios da região. Para se ter uma idéia da grandeza, uma única árvore da floresta é capaz de transpirar 300 litros de água por dia. A idéia do projeto é justamente quantificar esse rio voador para saber exatamente o impacto da floresta no clima do País.

- Vale a pena lembrar que uma das previsões do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) é que parte da Amazônia, com o aquecimento global, vai virar um grande cerrado. E isso vai afetar todo o regime de águas. Não só pela preservação da biodiversidade daquela região, como também pela importância dela na determinação do clima regional e de outras áreas, é importante que todos se perguntem: se a floresta for destruída com desmatamentos e com o aquecimento global, o que vai acontecer com o clima do resto do País? - questiona Salati.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino