Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Gestão Territorial

SAE - Zoneamento Econômico-Ecológico da Amazônia Legal

O Projeto - Proposta/Objetivo
Finalização do diagnóstico ambiental (base para o zoneamento ecológico-econômico) da Amazônia Legal na escala 1: 2.500.000 e realização de experiência-piloto na escala 1: 250.000. Para tal, o instrumento usado foi a formação de um banco de dados georeferenciados cujo objetivo final era servir de ferramenta técnico-científica para elaboração de trabalhos relativos a meio ambiente e desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Passos do Projeto
A primeira etapa do zoneamento foi constituída pela produção de um diagnóstico ambiental da região. O diagnóstico foi feito a partir de trabalhos técnicos sobre os seguintes temas:

  • Legislação Ambiental e Organização Institucional;
  • Geopolítica;
  • Desenvolvimento Agropecuário e Florestal;
  • Manejo Sustentado;
  • Conservação da Biodiversidade;
  • Energia;
  • Transporte;
  • Mineração e Graimpagem;
  • Recursos Pesqueiros;
  • População Ameríndia;
  • Reservas Extrativistas.

Depois partiu-se para a montagem do Banco de Dados Georeferenciado da Amazônia Legal. Na escala 1:2.500.000, levou-se em consideração os dados abióticos (geologia, solo, relevo etc), os bióticos (vegetação, antropismo etc) e os de base cartográfica (sistema viário, hidrografia etc).

Em escala municipal, o banco foi montado para os dados descritivos socio-econômicos dos 576 municípios existentes em 1991. Na escala 1: 250.000, o banco de dados georeferenciados foi feito ao longo do eixo Manaus-Boa Vista, compreendendo nove cartas digitalizadas para os temas geologia, geomorfologia, pedologia, vegetação e base cartográfica. O resultado foi a produção de um documento formado pelos relatórios técnicos do diagnóstico, um conjunto de mapas temáticos digitalizados e a conclusão do Banco de Dados Georeferenciados da região.

Histórico
Com 5.029.232 km2, a Amazônia Legal estende-se pelos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins. Esta área corresponde a 64% da Amazônia sul-americana e possui cerca de um terço das espécies animais, de plantas e de microorganismos existentes na Terra.

A Amazônia sintetiza mundialmente o desafio de relacionamento harmonioso entre o homem e a natureza. Assim, torna-se essencial a implantação de uma política de ordenação territorial. Esse tipo de organização do território visa corrigir os equívocos cometidos no curso de seu processo de ocupação, cuja consequência é o atual risco sofrido pelo patrimônio socioeconômico e natural da floresta.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino