Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Uso Sustentável de Recursos Naturais

Porto Primavera - Prognóstico des efeitos da variação do nível da represa

O Projeto - Objetivo geral
Concepção e experimentação de metodologia para o prognóstico dos efeitos da variação do nível da represa da Hidrelétrica de Porto Primavera, situada entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, sobre o lençol freático das áreas do entorno da usina.

A ênfase do trabalho está na detecção do surgimento de áreas alagadiças ou com dificuldade de drenagem natural, comprometendo a aptidão de terras que suportam atividades sócio-econômicas. A idéia geral é estudar os impactos já detectados no nível das águas subterrâneas do entorno antes da hidrelétrica atingir sua potência máxima de funcionamento.

Descrição dos serviços

  • Mapeamento do uso e ocupação do solo em escala 1:50.000, incluindo tipos de cobertura vegetal natural e seu estado de conservação; tipos de áreas agropecuárias e suas formas de manejo; e núcleos populacionais identificados por área e densidade.
  • Elaboração de base cartográfica da área, com ênfase na rede de drenagem.
  • Levantamento de campo abrangendo as prioridades hidráulicas do solo (curvas de infiltração, condutividade hidráulica etc.) e os dados hidrológicos, meteorológicos e hidrogeológicos.
  • Elaboração de modelo matemático de simulação do ciclo hidrológico, considerando-se precipitação, interceptação, escoamento superficial, infiltração, evapotranspiração, recarga do aquífero e escoamento básico.
  • Elaboração de modelo matemático de simulação hidrodinâmica do aquífero, considerando-se a simulação do ciclo hidrológico, as características hidrogeológicas do aquífero e as condições de contorno pertinentes.
  • Experimentação e validação dos modelos matemáticos propostos.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino