Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Notícias

Rio será 1º caso de estudo sobre sustentabilidade de Rede da ONU

Como parte das iniciativas pós Rio+20, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, lançou a Rede Global de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (Sustainable Development Solutions Network - SDSN), uma plataforma independente formada por renomados cientistas, técnicos, empresários e especialistas internacionais que tem como objetivo mobilizar o conhecimento tecnológico e científico global para encontrar soluções práticas e caminhos possíveis para os desafios do desenvolvimento sustentável no mundo.

Composta por grupos temáticos, a rede trabalha os principais assuntos do desenvolvimento sustentável e tem, como um dos objetivos centrais, apresentar soluções específicas e exitosas em seus estágios iniciais,e que tragam perspectivas reais de desenvolvimento e ampliação de projetos em esferas locais, regionais e nacionais.

O Rio de Janeiro foi eleito pela plataforma para ser o primeiro objeto de trabalho do grupo que trabalha a questão das cidades. Para buscar soluções em infraestrura, saneamento, governança, inovação, planejamento e mobilidade urbana, foi elaborado o Rio Sustainability Initiative (RSI), projeto da Rede das Nações Unidas que pretende, em parceria com o governo local, promover uma agenda de ações que busquem soluções para um desenvolvimento urbano sustentável, integrado e abrangente para a capital fluminense. O projeto vai levar as propostas conclusivas para 5 cidades com características específicas em diferentes regiões do mundo.

O lançamento oficial da Rio Sustainability Initiative acontecerá no dia 24 de junho, em workshop com principais especialistas no tema, organizado no auditório do Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Estarão presentes no evento a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o assessor do Secretário-Geral da ONU, Jeffrey Sachs, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) e conselheiro internacional da Rede, Israel Klabin, o embaixador André Correa do Lago e o chefe de energia sustentável e mudanças climáticas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Walter Vergara.

Serviço

O quê: Workshop de lançamento oficial do projeto Rio Sustainability Initiative (RSI) da Sustainable Development Solutions Network (SDSN), Rede Global da ONU

Quando: Segunda-feira, 24 de junho, a partir das 14h

Onde: Auditório do Museu do Meio Ambiente, Jardim Botânico, Rio de Janeiro

Sobre a Sustainable Development Solutions Network - SDSN

Dirigida por Jeffrey Sachs, professor da Universidade de Columbia e conselheiro especial do Secretário-Geral da ONU, a Rede Global de Soluções para o Desenvolvimento Sustantável (ou SDSN) tem como diretriz a mobilização de empresas privadas, sociedade civil e organizações internacionais para identificar soluções integradas e compartilhar as melhores práticas para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável até 2030. Israel Klabin, presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), integra o Conselho Internacional de Liderança da rede.

No dia 6 de junho de 2013, o Conselho de Liderança da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (ou SDSN) entregou ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, o relatório intitulado "A Agenda de Ação para o Desenvolvimento Sustentável". No documento, estão listadas as prioridades do desenvolvimento sustentável que abrangem as quatro principais frentes trabalhadas na temática: o crescimento econômico e o fim da pobreza, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a governança.

Neste relatório, foram identificados os 10 desafios prioritários do desenvolvimento sustentável: o fim da pobreza extrema e da fome; alcançar o desenvolvimento e prosperidade para todos, sem danificar o ambiente; garantia de aprendizagem para todas as crianças e jovens; atingir a igualdade de gênero e reduzir as desigualdades; garantir a saúde e o bem-estar em todas as idades; aumentar a produção agrícola de forma ambientalmente sustentável; alcançar a segurança alimentar e a prosperidade rural; tornar as cidades produtivas e ambientalmente sustentáveis;  controlar a mudança climática induzida pelo homem com energia sustentável; proteger os ecossistemas e assegurar a boa gestão dos recursos naturais; melhorar a governança e alinhar o comportamento das empresas com todas as metas.

Segundo a rede, as indicações do documento podem formar a base para os ODS, que seriam aplicáveis ​​a todos os países até 2030. Saiba mais no site http://unsdsn.org/.

Sobre a FBDS

 A Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), presidida por Israel Klabin, é uma fundação sem fins lucrativos que se diferencia, há 20 anos, pelo relacionamento desenvolvido com a comunidade científica, entidades de fomento internacionais e corporações nacionais. Sua missão é difundir as melhores práticas de meio ambiente e sustentabilidade e influenciar seus públicos de interesse por meio da geração de conhecimento, contribuição na formulação de políticas públicas e realização de projetos de consultoria. Saiba mais sobre os projetos e atuação da entidade acessando o site www.fbds.org.br.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino