Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade Corporativa

Diagnóstico e Plano de Ação de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar

Objetivo do Projeto

Apoiar tecnicamente o Grupo Pão de Açúcar na adequação de sua gestão aos conceitos de sustentabilidade, analisando políticas e processos existentes no intuito de adequá-los às melhores práticas de mercado. A realização deste trabalho se deu por meio das seguintes etapas:
1. Realização de entrevistas com executivos da alta administração para discutir conceitos e entender as iniciativas socioambientais existentes na Companhia
2. Elaborar um diagnóstico das iniciativas existentes relativas ao tema de sustentabilidade, à luz de:
a. Questionário ISE Bovespa 2009
b. Diretrizes do GRI
c. Principais questões setoriais extraídas do conhecimento FBDS e das melhores práticas nacionais e internacionais
3. Sugerir um plano de ação macro para gestão sustentável a partir do diagnóstico realizado na etapa anterior

Histórico

Tendo sido pioneiro na elaboração de iniciativas socioambientais no setor no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar tem no seu "DNA" os valores éticos e sociais herdados da família Diniz. Porém, a Companhia sentiu necessidade de um apoio técnico para estruturar suas ações, de forma a inseri-las na sua estratégia de negócios, visando a melhorar a sua eficiência e eficácia, bem como a acompanhar o movimento do setor varejista brasileiro na direção da sustentabilidade corporativa.

Resultados

Como fruto deste trabalho, a FBDS consolidou toda análise realizada sobre os documentos e processos do Grupo Pão de Açúcar em uma apresentação ao Comitê de Desenvolvimento Sustentável da Companhia, explicitando o diagnóstico realizado e propondo um plano de ação para estruturação das iniciativas socioambientais do Grupo.
Além disso, foi desenvolvido material para realização de um workshop de alinhamento conceitual de sustentabilidade corporativa, a ser realizado internamente na Empresa.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino