Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade Corporativa

Revisão do Planejamento Estratégico da Área RSA do Bradesco

Histórico
O Bradesco tem se esforçado para estar entre as empresas líderes de sustentabilidade, fazendo parte de um grupo seleto que integra o Dow Jones Sustainability Index, desde 2006 e o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa, desde sua criação. Além disso, desde 2006, elabora e publica o Relatório de Sustentabilidade de acordo com as diretrizes da GRI G3.

Em novembro de 2007, na procura de novo posicionamento no mercado e com objetivo de intensificar os compromissos com a sustentabilidade corporativa, bem como com o desenvolvimento sustentável, o Bradesco anunciou a criação do Banco do Planeta.

O Bradesco busca agora a consolidação da gestão para a sustentabilidade e entende ser etapa fundamental o direcionamento estratégico da área de Responsabilidade Socioambiental (RSA), responsável por gerenciar grande parte deste novo desafio.

A FBDS apoiou o Bradesco no Planejamento Estratégico 2009 da área de RSA, cujo objetivo principal foi a estruturação de metodologia para aprimoramento da gestão para sustentabilidade.

Resultados
O diagnóstico da gestão para a sustentabilidade do Bradesco, desenvolvido pela FBDS, foi consolidado em uma matriz SWOT do Banco e, de acordo com esta ferramenta, foi construída a matriz SWOT da área RSA. Essa consolidação permitiu que os principais gestores da área tivessem elementos para reflexão, os quais já foram motivadores de mudanças e implementação de melhorias dos mecanismos de gestão.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino