Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Sustentabilidade Corporativa

Roteiro para o Relatório Ambiental da Klabin S.A.

Objetivos do Projeto
Apoiar a Klabin S.A. na elaboração de um Relatório Ambiental compatível com a adoção futura de um Relatório de Sustentabilidade.

Histórico
A Klabin S.A procurou a FBDS no intuito de dar mais visibilidade às suas ações ambientais, com foco em seu Relatório Ambiental. A preocupação da diretoria de meio ambiente da empresa era ter, ao mesmo tempo, um forte instrumento de gestão interna, bem como o mapeamento das principais ações e indicadores nessa área, para todas as unidades do grupo.

A FBDS preparou um roteiro para uso da Klabin S.A. como referência na elaboração do conjunto de dados e informações ambientais da Companhia, para futuramente compor o seu relatório de sustentabilidade corporativa na dimensão ambiental.

O roteiro foi elaborado com base no Sustainability Reporting Guidelines (2002), do Global Reporting Initiative (GRI, descrevendo-se os indicadores de desempenho normalizados pelo GRI. Estes indicadores vem sendo adotados por empresas de diversos setores, que usam o relatório de sustentabilidade como forma transparente de apresentação de suas atividades à sociedade civil, nas dimensões econômica, social e ambiental.

Os objetivos desse roteiro são: (1) descrever de forma didática os indicadores quantitativos do GRI; (2) estabelecer uma base comum de conhecimento para que, a partir da análise de viabilidade e da recomendação da FBDS, sejam eleitos os indicadores quantitativos a serem reportados no relatório.

As diretrizes do Corporate Responsibility Reporting for the Forest Industry (with focus on the Pulp and Paper Sector), elaboradas pela WWF, também foram utilizadas na preparação do roteiro.

A WWF expõe neste documento os aspectos que devem ser comunicados de forma responsável (devem ser inseridos nos relatórios) por empresas de papel e celulose, que estejam caminhando na direção da sustentabilidade. Além disso, ela expõe indicadores para a medição do desempenho corporativo de cada aspecto.

Resultado
Após elaboração do roteiro para orientar tecnicamente a empresa no entendimento dos padrões internacionais (GRI e Corporate Responsibility Reporting - WWF), foi verificado de que forma e em que grau a empresa poderia atender à estrutura sugerida.

Como resultado final, a Klabin utilizou o trabalho gerado para compor o Relatório Socioambiental 2005, já publicado.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino