Thomas Lovejoy

Membro do Conselho Curador

Tem Bacharelado e PhD em biologia pela Universidade de Yale.

Biólogo tropical e da conservação é autor do conceito de Tamanho Mínimo Crítico de Ecossistemas idealizando o Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais atualmente implantado em Manaus. Originou o conceito de Troca de Dívida Externa para a Natureza - debt for nature swaps -  e foi o pioneiro na utilização do termo "biodiversidade".

É o atual Presidente da Fundação Heinz (H. John Heinz III Center for Science, Economics and the Environment). Anteriormente, desempenhou as funções de Vice-presidente Executivo do World Wildlife Fund (WWF), Sub-secretário para Assuntos Internacionais e de Meio Ambiente na Smithsonian Institution e também Conselheiro para o Secretário de Biodiversidade e Meio Ambiente.

Foi Assessor Científico do Secretário do Interior e do PNUMA e Assessor Chefe para Biodiversidade do Banco Mundial.

É fundador da série televisiva "Natureza" (Nature). As honras por ele recebidas incluem a Ordem do Rio Branco e a Grande Cruz da Ordem do Mérito Científico, do Brasil, o Prêmio Tyler por Resultados Ambientais e o Prêmio Lindbergh 2002.

É autor de diversos artigos científicos e de divulgação e  editor de cinco livros sobre questões ambientais. Participou de Conselhos e Comitês de Ciência e Meio Ambiente sob a administração dos Governos Reagan, Bush e Clinton.

Atualmente é membro do Conselho Curador da FBDS - Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.