Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

Notícias

Iniciativa alia políticas e pesquisas para segurança alimentar

No dia 12 de julho de 2013, no Rio de Janeiro, líderes e pensadores globais de alto nível em agricultura, conservação e sustentabilidade se reuniram na Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) para lançar uma iniciativa conjunta para buscar soluções, unir temáticas e moldar as agendas de políticas públicas e de pesquisas globais, em uma abordagem holística e integrada, para o futuro sustentável da agricultura e a segurança alimentar para o planeta.

Participaram do evento a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o diretor executivo do UNEP, Achim Steiner; o presidente da FBDS, Israel Klabin; o diretor geral da Bioversity International, Emile Frison; o secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), Bráulio Dias; o presidente da EMBRAPA, Mauricio Lopes; o diretor geral da IUCN, Poul Engberg-Perdersen, entre outros.

A iniciativa 'Bridging Agriculture and Conservation Initiative' vai promover um espaço para debates entre cientistas, governos e empresas para buscar caminhos e criar novos paradigmas para políticas e práticas agrícolas que atendam às necessidades de uma população crescente e que, ao mesmo tempo, garantam a conservação a longo prazo da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.

Liderada pela Bioversity International, centro internacional de pesquisa sem fins lucrativos, e apoiada no Brasil pela FBDS, a iniciativa conta com uma equipe de alto nível em diversas disciplinas que buscam coletar e analisar as evidências científicas para uma abordagem com foco em uma agricultura, que não só produz alimentos, mas que também utiliza os recursos naturais de forma sustentável, fornecendo serviços ecossistêmicos e conservando a biodiversidade.

"Queremos que os cientistas realmente trabalhem juntos. Nós temos essa organização de alto nível que pode fornecer importantes políticas de volta. Mas nós precisamos que esses cientistas construam evidências científicas. Eles devem tentar congregar tudo que nós sabemos sobre iniciativas que funcionam para diferentes paradigmas de agricultura", disse Emile Frison, diretor geral da Bioversity.

Para Israel Klabin, presidente da FBDS, o Brasil é "é a capital mundial do capital natural" e tem papel de liderança nessa área, não só por possuir todos os recursos naturais em sua maior plenitude, como também por estar trabalhando com realismo na questão. "É importante que o setor produtivo não deixe de lado a questão ambiental e caminhe para uma economia sustentável", disse o ambientalista. "Nós estamos vivendo um momento de crise em todos os setores do planeta. Na verdade os sistemas de produção estão indo relativamente bem, mas a inserção deles na realidade planetária e no excesso de uso do capital natural, faz com que nós procuremos uma regulagem entre produção e meio ambiente. O que tratamos aqui é exatamente isso", concluiu.

Outras informações:

Sobre a Bridging Agriculture and Conservation Initiative

Reportagem publicada na National Geographic

Reportagem publicada na Reuters

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76
CEP 22610-180
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 (21) 3322-4520
Fax +55 (21) 3322-5903
Para comentários, sugestões ou denúncias:
fbds@fbds.org.br

webTexto é um sistema online da Calepino